Blog

Estreia da peça “Estrangeiros” Né Barros. Pequeno Auditório, Centro Cultural de Vila Flor

Estreia do projeto “Estrangeiros”

Pequeno Auditório, Centro Cultural de Vila Flor, Guimarães, quinta-feira, 26-01-2012
Estreia do projeto de dança contemporânea de Né Barros, que incluiu a arte digital de João Martinho Moura, do mestrado em Tecnologia e Arte Digital e engageLab da UMinho.

A peça de dança contemporânea “Estrangeiros”, um projeto de Né Barros com intervenção ao nível da arte digital de João Martinho Moura, do mestrado em Tecnologia e Arte Digital / engageLab da Universidade do Minho, estreou a 26 de janeiro de 2012, às 22h00, no pequeno auditório do Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, inserido na programação da Capital europeia da Cultura 2012.

20120130394702017500

Contextualização

Né Barros prosseguiu a sua deriva exploratória em torno do corpo em construção, o corpo como imagem e a imagem como deslocação. Em Estrangeiros, projeto em estreia absoluta, a coreógrafa voltou a desfrutar dos corpos e das suas imagens para lhes desvendar aquilo que faz deles, justamente, estrangeiros. Aparentemente carregados de identidade definida, os estrangeiros são, afinal, figuras transversais esvaziadas. Na sua diferença, são deslocações ora de clichés de identificação, ora de genuínas estranhezas comportamentais. Isolados, os estrangeiros vão cumprindo, exterior ou interiormente, dois grandes movimentos: de chegada e de partida.

direcção e coreografia | Né Barros
música e interpretação ao vivo | Alexandre Soares, Jorge Queijo